quinta-feira, 26 de maio de 2011

A gruta da Lapa Vermelha

A Lapa Vermelha trata-se de um conjunto de grutas e cavernas de calcário às margens de uma pequena lagoa. No penhasco existem quatro grutas, ou lapas, como são conhecidas na região. Foi na Lapa Vermelha IV, no município de Pedro Leopoldo, que a missão arqueológica liderada por Annette Laming-Emperaire, que contava com franceses e brasileiros. descobriu nos anos 70 o crânio de Luzia. Com aproximadamente 12 mil anos, ela é considerada como a primeira brasileira existente.


Luzia - O fóssil humano mais antigo das Américas

Luzia foi encontrada por uma missão francesa e recebeu esse nome em homenagem a Lucy, o famoso fóssil de Australopithecus de 3,5 milhões de anos achado na Etiópia em 1974.

Luzia era uma mulher baixa, de apenas 1,50 metro de altura. Comparada aos seres humanos atuais, tinha uma compleição física relativamente modesta para seus 20 e poucos anos de idade. Sem residência fixa, perambulava pela região onde hoje está o Aeroporto Internacional de Confins, nos arredores de Belo Horizonte, acompanhada de uma dúzia de parentes. Não sabia plantar um pé de alface sequer e vivia do que a natureza agreste da região lhe oferecia. Na maioria das vezes se contentava com os frutos das árvores baixas e retorcidas, uns coquinhos de palmeira, tubérculos e folhagens. Em ocasiões especiais, dividia com seus companheiros um pedaço de carne de algum animal que conseguiam caçar. Eram tempos difíceis aqueles e Luzia morreu jovem.

A descoberta de Luzia mostra que uma outra leva, bem mais antiga, chegou à América. Luzia seria descendente desse grupo. Aparentados dos atuais aborígines australianos, esses primeiros colonizadores teriam saído do sul da China atual e atingido o continente americano cerca de 15.000 anos atrás – três milênios antes da segunda leva migratória. Como nessa época a Idade do Gelo ainda não havia chegado ao fim, teriam usado canoas para fazer a navegação costeira e contornar os enormes maciços glaciais que bloqueavam a passagem entre a Ásia e a América do Norte. Viveram aqui milhares de anos, isolados do resto do mundo, até desaparecer na disputa por caça e território com a leva migratória seguinte, esta sim ancestral dos índios de hoje.

4 comentários:

Anônimo disse...

muito legal professor!!

Daniel disse...

Interessante essa postagem. Parabéns!

passarinho fofoqueiro disse...

Gostei muito de saber disso eu já sabia um pouco mais agora sei da história toda além do mais minha avo se chama LUZIA

Anônimo disse...

muito interessante gostei muito dessa descoberta